domingo, 24 de maio de 2009

Penso que as origens são alemãs ...

Se os motivos do blog são as viagens e História, penso que minhas origens estão relacionadas aos alemães. Por quê? Bem, minha bisavó materna era de origem alemã ... já faz muito tempo que busco informações sobre ela. No Orkut existem duas comunidades sobre os Winck, mas em nenhuma delas consegui algo concreto sobre Clara Winck (da Silva).

Já estive em Porto Alegre na Cúria Metropolitana, em cartórios e igrejas de Rio Pardo, mas também nada consegui. Como dizem, a esperança é a última que morre, então continuarei na busca.

O que me leva a falar dos Winck, meus ancestrais?
Ora, um dos grandes atores na história europeia, ou ainda mais contundente seria dizer na história ocidental, são os alemães, ou prussianos!
Falar de Europa sem mencionar germânicos é ignorar as grandes contribuições e envolvimentos no desenrolar dos acontecimentos na Europa, tanto na Idade Média como na atualidade. Quem não se lembra da queda do Muro de Berlim em 1989? Ou mesmo do massacre da delegação israelense nas Olimpíadas de Munique em 1972? Adenauer, Bismarck, República de Weimar, os Hohenzollern, os Kaiser ... Sacro Império Romano-Germânico, então?

Em 2008 estive por alguns dias em Berlim.
Por indicação de minha cara e querida "chefa" Diva, que morou em Berlim por um tempo, fui até Potsdam.

Com tudo que vi e presenciei, fiquei encantado.

Perdia-me pelas ruas de Berlim sem horário, sem rumo, sentindo e aspirando a história.

Percebendo os prédios que revelavam fatos históricos em cada tijolo.


E o que falar dos palácios de Potsdam! Santa Madalena Sofia Barat!!! Incríveis e lindas construções ... jardins descomunais, caminhos, veredas, trilhas ... lagos, monumentos, palácios, casas ... pura história, pura e forte emoção. Uma sensação tão difícil de transcrever, de transformar em palavras.

Neues Palais - New Palace: The New Palace is the largest 18th century structure in the Sanssouci park. It was built from 1763 to 1769 according to the plans of Johann Gottfried Büring, Heinrich Ludwig Manger and Carl von Gontard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário