Já estive em Porto Alegre na Cúria Metropolitana, em cartórios e igrejas de Rio Pardo, mas também nada consegui. Como dizem, a esperança é a última que morre, então continuarei na busca.
O que me leva a falar dos Winck, meus ancestrais?
Ora, um dos grandes atores na história europeia, ou ainda mais contundente seria dizer na história ocidental, são os alemães, ou prussianos!
Falar de Europa sem mencionar germânicos é ignorar as grandes contribuições e envolvimentos no desenrolar dos acontecimentos na Europa, tanto na Idade Média como na atualidade. Quem não se lembra da queda do Muro de Berlim em 1989? Ou mesmo do massacre da delegação israelense nas Olimpíadas de Munique em 1972? Adenauer, Bismarck, República de Weimar, os Hohenzollern, os Kaiser ... Sacro Império Romano-Germânico, então?
Por indicação de minha cara e querida "chefa" Diva, que morou em Berlim por um tempo, fui até Potsdam.
Com tudo que vi e presenciei, fiquei encantado.
Perdia-me pelas ruas de Berlim sem horário, sem rumo, sentindo e aspirando a história.
Percebendo os prédios que revelavam fatos históricos em cada tijolo.
E o que falar dos palácios de Potsdam! Santa Madalena Sofia Barat!!! Incríveis e lindas construções ... jardins descomunais, caminhos, veredas, trilhas ... lagos, monumentos, palácios, casas ... pura história, pura e forte emoção. Uma sensação tão difícil de transcrever, de transformar em palavras.

Nenhum comentário:
Postar um comentário