Cansado de ouvir sempre a mesma pergunta, quero dizer que parte da minha infância andei um bocado de trem, porque meu pai era ferroviário, então tínhamos passes para viajar, numa época saudosa em que os trens também eram usados para transportar passageiros, pasmem vocês, e não só para carregar soja, óleo de soja, minério de ferro, calcáreo, etc. Atualmente bem poucas pessoas conseguem desfrutar de uma viagem de trem, por isso, essa fatídica pergunta. Acho que o trem ficou no imaginário coletivo como algo inatingível, por que não o temos aqui nas proporções da Europa ou Estados Unidos. Tirando a Serra da Graciosa, por onde mais existe trem?
Aliás, um país imenso como o Brasil teve sua rede de ferrovias completamente desmantelada por sucessivos e frouxos governos que muito provavelmente se deixaram envolver por propinas de grandes construtoras e empreiteiras para abandonar o trem como meio de transporte em prol das rodovias, estradas, viadutos ... se as antigas viações férreas estaduais tivessem sido mantidas, quissá não teríamos o número de acidentes nas esburacadas estradas que cortam este país! Mas isso é assunto para outra postagem! Ave Maria! Misericórida ...
Deixe-me voltar, então, ao assunto principal: trem, avião ou ônibus para se deslocar entre os países da Europa? No meu caso, valeu muito mais a pena a combinação de avião e ônibus de um país a outro.
Preparei uma tabela de meus gastos na Europa com esse tipo de transporte:

Mesmo quando o aeroporto não é o aeroporto central ou principal do local, ainda assim é vantajoso o voo, como no caso de Bruxelas em que a Ryanair utiliza o aeroporto de Charleroi (http://www.charleroi-airport.com/) cerca de uma hora de ônibus da capital belga. Paga-se 13 euros, mas há ônibus e trens de linhas regulares, indicados no site do aeroporto.
Pela minha tabela, gastei no total das viagens 293, 39 euros. Isso, em reais de hoje (aproximadamente 1 euro = 2,90 reais) seriam 851 reais ...
Agora, se você for consultar os trens europeus em (http://www.eurail.com/) e pensar que eu viajei entre 7 países, você poderá fazer as contas e verificar a diferença de preço a favor dos voos.
Eurail considera Bélgica, Holanda e Luxemburgo com um único país. Então, você poderia escolher o Eurail Select Pass para 5 países e 10 dias em 2 meses, por exemplo. Sabe quanto iria pagar? 564 euros no site em inglês e cerca de 618 euros ( 1791 reais) no site em português.
Caso queira mais opções de países, provavelmente escolheria o Eurail Global Pass, veja só: no site em inglês 603 euros e no em português 660 euros (1913 reais) ... Bom, acho que conseguimos ver a grande diferença de preços. Se você tem dinheiro e pode gastá-lo a rodo, ótimo, escolha o que quiser, mas se não tem, pense duas vezes antes de comprar os passes, pelo menos para mim, não vejo vantagem nenhuma!
Aliás, gostaria de indicar um excelente site em que encontrei dezenas de companhias aéreas de baixo custo: tentem verificar em http://www.discountairfares.com/lcostair.htm a relação de empresas. Tenho certeza que encontrarão uma que agrade aos bolsos não tão abonados.
Hoje deixarei algumas fotos das estações e aeroportos em que estive:
ônibus da Eurolines em Amsterdam
Avião da Airberlin em Tegel
Nenhum comentário:
Postar um comentário